Proteja seus Conteúdos Digitais de Cópias Não Autorizadas!

A gente sabe que produzir conteúdos para a internet não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, exige muito profissionalismo, desde o planejamento, até a execução e a publicação. Um Infoproduto, por exemplo, pode levar anos de dedicação até ser consolidado e vendido.


Mas, você já pensou, se depois de tanto esforço e cuidado em cada etapa do processo de criação do seu produto, você de repente descobrir que ele foi “clonado” e vendido em locais indevidos e, com isso, diversas pessoas que não são os seus clientes estão acessando o seu conteúdo sem autorização? Imagina o tamanho do prejuízo que isso causaria nas suas vendas... 

Para você que deseja conseguir bons Resultados no mercado digital, essa é uma situação que deve ser tratada como prioridade e garantir a segurança desses dados, vai ser seu grande desafio.


Na internet é possível encontrar muitas formas de baixar vídeos, por exemplo, sem autorização do produtor. E acredite: eles fazem isso sem ao menos precisar de softwares ou programas complexos, o que só contribui para o aumento de Plágios espalhados pela rede. 

Aí você pode se perguntar: “Então, como posso hospedar meus vídeos de maneira segura?”.


Não se preocupe, aqui a gente responde!

Você já ouviu falar sobre DRM?


Com todos esses “Crimes Virtuais” acontecendo, algumas soluções começaram a aparecer. Uma delas é o DRM. Se você nunca ouviu falar dessa sigla, ela significa Digital Rights Management, ou Gerenciamento de Direitos Digitais, e tem uma importância gigantesca no segmento de Infoprodutos, principalmente o audiovisual. 


O DRM é uma tecnologia que atua basicamente como um cadeado, ativando mecanismos de segurança que bloqueiam cópias ilegais de conteúdos que são exclusivos, como cursos e aulas. Traduzindo, basicamente ela vai servir como uma espécie de marca d'água que tem um registro do comprador, o que dará ao seu produto mais segurança e ainda vai te permitir identificar o responsável caso algo fuja do esperado. 

Quais são os tipos de plágio digital?

Uma outra pergunta que pode surgir, ao abordar esse assunto, é referente aos riscos. Quando falamos sobre Plágio Digital, estamos falando do compartilhamento ou comercialização de um conteúdo do qual a pessoa não possui os direitos autorais. Isso inclui: Vídeos, Fotos, E-books, Músicas, Aulas, ou qualquer outro tipo de conteúdo. 


Pensando nisso, nós listamos os Plágios mais comuns para te ajudar a se proteger. Dá uma olhada:

  1. Falsificação

A falsificação acontece quando o material é duplicado, distribuído ou vendido com a intenção de se passar pelo original. É mais comum em softwares, por exemplo, em que uma versão é oferecida na internet como se fosse a versão original. 

  1. Plágio feito pelo usuário final

Qualquer usuário pode cometer esse crime quando reproduz para outras pessoas algum material ou conteúdo sem autorização. Esse material que é compartilhado entre um grupo, com ou sem o interesse comercial, são os casos mais comuns de plágio feito pelo usuário final e normalmente acontecem quando não é controlada a origem do programa utilizado para distribuição. 

    3. Uso excessivo do cliente-servidor

Outro tipo de plágio comum, é relacionado ao uso excessivo do cliente-servidor. E o que isso quer dizer? Quando uma pessoa adquire um curso online, automaticamente ela está comprando uma licença individual, não podendo compartilhar login e senha com outros usuários. 


Um exemplo bem claro são as plataformas de streaming. Elas normalmente habilitam recursos que limitam essa ação. O pacote adquirido pelo usuário tem preços de acordo com o número de telas. Ou seja, não é aceito um número maior de pessoas consumindo o mesmo conteúdo do que aquele que a plataforma permite.

“E quais “Impactos Negativos” isso pode gerar em meu Negócio?” 

Grande parte do Mercado Online sofre as consequências de Cópias não Autorizadas em seu dia a dia. Especialmente você, Empreendedor(a) Digital, que Cria Conteúdos.

É comum que ao falar de Plágio Digital a gente pense nas grandes empresas. Mas você, que sonha em viver de vendas na internet, também sofre e pode ser muito prejudicado por esse problema.

Imagine o seguinte: Você investe tempo, conhecimento e dinheiro na criação de um super Curso para distribuir todo o seu conhecimento (de anos) aos seus clientes. Tudo muito bem planejado, com roteiros, gravações de vídeos e etc. 

Depois de todo esse esforço que você teve, esse trabalho é copiado e vendido por menos de 50 reais. Distribuído internet a fora sem qualquer consideração. E o pior é que além de negligenciar o seu trabalho, isso também vai prejudicar diretamente o seu bolso!

Dependendo do grau da situação, isso pode representar uma queda em suas finanças... Só aqui, chegamos a 1 Impacto Negativo dessa questão de apropriações ilegal de Conteúdo, mas infelizmente ainda restam outros 5 impactos que precisamos abordar para que você não passe por isso.


Dá uma olhada: 

  1. Percepção Negativa do seu Negócio Digital e Queda nas Vendas


Um futuro cliente do seu Negócio Digital pode chegar ao seu Conteúdo que foi pirateado e no mesmo instante associar a algo negativo o seu Empreendimento, ocasionando uma queda em suas vendas na Internet. 


Nenhum produto ou serviço que esteja vinculado a plágios não autorizados, tem os bons olhos do público, mesmo que você não seja o culpado pela atitude de uma pessoa de má índole. 

  1. Experiência ruim dos Clientes com o seu Negócio Digital

Não são todos os clientes que estão bem informados a respeito da sua Marca e dos seus Conteúdos, e isso acaba refletindo nos produtos que adquirem! 


Muitas pessoas podem chegar ao seu conteúdo através de cópias falsas achando que é o original. Sendo assim, qualquer experiência ruim ou insatisfatória no uso desses materiais, será diretamente vinculado ao seu Negócio Digital e uma boa parte do seu nicho pode acreditar que você produz conteúdos de baixa qualidade. 


  1. Desvalorização do seu Conteúdo

A partir do momento em que um conteúdo que você dedicou tempo está nas mãos de alguém que pratica plágios, automaticamente, haverá uma queda de credibilidade com tudo o que você produz! 


Uma das principais maneiras de gerar fidelização de clientes é através da Confiança, e quando se trata de produtos pirateados, a confiança do público vai por água abaixo! 

      4. Saturação do Produto/Serviço ou Curso

Os responsáveis pelos plágios tentam burlar todas as plataformas de distribuição e muitas vezes conseguem, e aquele conteúdo que antes tinha um valor significativo para ser adquirido, fica totalmente gratuito e disponível para todos.


Isso faz com que não exista nada de Exclusivo para o seu consumidor, afinal, ele não vai querer pagar por algo que está disponível em toda internet com apenas um clique.


       
5. Gasto de Energia

Nada é mais importante do que a energia depositada em algo feito com carinho. Então imagine a sensação de frustração em saber que o conteúdo que você produziu foi pirateado e está nas mãos de fraudadores? 

Como se proteger de Cópias não Autorizadas? 


Até aqui já deu pra perceber que motivos para se proteger dessas ações não faltam, não é mesmo? 


Então queremos te ensinar a garantir a Segurança do seu Conteúdo na Internet:


Utilize uma Hospedagem de qualidade! 


Não utilize qualquer tipo de Hospedagem para o seu Conteúdo.  Certifique-se sempre de que o seu Curso está em uma plataforma que preza pela qualidade e segurança daquilo que você produziu! 


Como por exemplo o SafeVideo, da Eduzz. Com ele você está seguro para compartilhar seus cursos com todos os clientes sem preocupações. 


Segurança na Produção do seu Conteúdo


Um conteúdo autêntico que utiliza softwares originais em sua criação, torna 100% original a criação e previne que você seja copiado por alguém, já que softwares originais possuem toda uma política de segurança. 


Conscientização 


Precisamos sempre ter muito claro que além de produtores, também somos consumidores e clientes! Que se comprarmos ou obtermos materiais plagiados, estamos prejudicando pessoas honestas que investem tempo e energia para produzir conteúdos! 


Faça a conscientização do seu público e o eduque para que todos consumam conteúdos originais e autênticos, mostrando o valor do seu Negócio Digital. 


Quer saber mais?  


Depois de todas essas informações, com certeza você vai querer fazer de tudo para manter seu Conteúdos protegidos e livre desse problemão que é o Plágio Digital, certo? 


Pensando nisso, no dia 23/07, às 19h de Brasília, nós faremos um Super Webinário para que você conheça em detalhes o Safevideo, a ferramenta da Eduzz que irá manter seus vídeos totalmente seguros!


Fique por dentro de todos os detalhes desse Webinário e tenha acesso a informações exclusivas juntando-se à nossa Lista VIP: https://marketing.eduzz.com/movimento-contra-pirataria


Dessa forma, você não perde nada até o dia do Lançamento! 


Bora proteger seus conteúdos com o Safe? Corre confirmar sua inscrição na Lista do Webinário!


Até mais.


#TaSafe