O meio de pagamento com certeza é um grande aliado para aqueles que vendem produtos pela internet. Isso porque para realizar cobrança pela internet, é necessário vários intermediários envolvidos nesse processo e muita tecnologia para fazer a comunicação entre esses intermediários.

A dúvida é qual meio de pagamento é mais viável e qual converte mais vendas?

Se você ainda não se perguntou qual é o papel dos intermediários de pagamento no processo, em algum momento vai querer ou vai precisar saber.

Os gateways ou sub-adquirientes, dependendo do tipo de negócio, podem elevar ou reduzir as vendas. Isto ocorre por vários motivos tais como esquecimento, falta de saldo no cartão, arrependimento, dispositivos móveis não otimizados, entre tantos outros.

Com esse desejo antigo, nosso cientista do Marketing Digital, Eugênio Pachelle resolveu realizar um experimento onde vários meios de pagamento foram submetidos a testes de tráfego e conversão e, com ajuda de um especialista chegaram a algumas conclusões.

Como esse teste foi realizado?

Para realizar esse teste foi discutido vários quesitos, como produto, funis, páginas de vendas, tráfego, funis de engajamento, etc…

  • Foi escolhido um produto de alta conversão para que pudesse ter várias vendas em um curto espaço de tempo e muito tráfego para ter números suficientes de vendas para avaliar.
  • Foram usados 6 meios de pagamento nesse experimento, sendo 2 especializados em infoprodutos.
  • Todos os resultados foram normalizados em 1.000 cliques, ou seja, procurou-se manter a proporção real dos resultados o tempo todo.

Para não haver interferência em otimizações anteriores e histórico de campanhas para os provedores de tráfego, tomou-se também o cuidado de copiar todas as páginas de vendas para outro servidor e domínio.

Depois de colhermos os dados foi a hora de analisar todo o experimento (e os resultados foram impressionantes). Uma das curiosidades foi a taxa de geração de boletos entre dois dos meios de pagamento, que ficaram mais de 50% acima da média dos outros.

Conheça a Eduzz e seus beneficios