Conceito de Advertorial liberado! Veja a nova tendência do marketing digital e de conteúdo

Eduzzinho

Conceito de Advertorial liberado! Veja a nova tendência do marketing digital e de conteúdo

Você já se pegou pensando como alguns conteúdos publicitários parecem tão naturais, quase como se fossem parte integrante da sua leitura diária? Bem, pode apostar que você já esbarrou em um advertorial

Mas, calma lá, o que é exatamente esse bicho de sete cabeças chamado advertorial? Estamos aqui para descomplicar tudo e te contar sobre essa nova onda no mundo do marketing digital e de conteúdo. É como se as regras do jogo tivessem mudado, e adivinha só? O conceito de advertorial foi oficialmente liberado!

Então, sente-se e prepare-se para mergulhar no mundo do advertorial, onde a publicidade se mistura magicamente com o conteúdo, criando uma experiência única para o leitor. Vamos explorar o que está por trás dessa tendência e descobrir como você pode surfar essa onda no seu próximo plano de marketing. 

Pronto para embarcar nessa jornada? Então, bora começar!

Entenda sobre o advertorial.
Entenda sobre o advertorial. | Foto: Banco de Imagem Eduzz.

Advertorial: o que é e por que utilizar?

Você já deve ter percebido que, nos últimos tempos, o marketing digital anda dando uns passos ousados, jogando fora o manual tradicional e explorando territórios desconhecidos. Um desses territórios é o mundo do advertorial. O nome pode soar um pouco técnico, mas prometo que é mais simples do que parece. 

Então, senta aí e vamos desvendar o que é esse bicho-papão do marketing digital e por que você deveria começar a dar a devida atenção a ele.

O que é advertorial?

Primeiro, vamos ao básico. Advertorial é a junção de "advertisement" (publicidade) com "editorial". Em termos leigos, é quando a publicidade se veste com roupas de conteúdo. Imagine um camaleão no mundo da publicidade, é mais ou menos isso. 

A ideia é simples, mas a execução é uma arte.

A magia do advertorial: conteúdo com um toque de propaganda

Aqui está o segredo: em vez de berrar "Ei, sou um anúncio!", o advertorial sussurra ao seu público. Ele se mistura com o conteúdo que as pessoas já estão consumindo, tornando-se parte da narrativa. 

É como se a publicidade se escondesse nas entrelinhas daquilo que as pessoas já amam ler.

Por que se importar com o advertorial?

Agora, você pode estar se perguntando: "Beleza, mas por que eu deveria me preocupar com isso?". Ótima pergunta! A resposta é simples: atenção. 

Em um mundo onde as pessoas têm uma tolerância cada vez menor para anúncios intrusivos, o advertorial oferece uma maneira mais sutil de se conectar.

  • Autenticidade vende mais do que nunca: Imagine que você está lendo um artigo sobre as melhores receitas de café da manhã e, de repente, surge um breve parágrafo falando sobre uma marca incrível de café que mudou a vida de alguém. Isso soa mais autêntico do que um banner piscando "COMPRE CAFÉ AGORA!"? O advertorial permite que as marcas contem suas histórias de maneira mais autêntica e, consequentemente, conquistem corações.
  • Menos interrupções, mais engajamento: Ninguém gosta de ser interrompido. A beleza do advertorial é que ele se encaixa suavemente no fluxo do conteúdo, sem interromper a experiência do usuário. Isso significa que as pessoas estão mais propensas a ler, absorver e, o mais importante, engajar-se com a mensagem que você está tentando transmitir.
  • Construindo relacionamentos, não apenas vendas: O advertorial não é apenas sobre empurrar um produto ou serviço. É sobre construir relacionamentos. Quando feito corretamente, ele oferece valor verdadeiro ao leitor, ajudando a estabelecer uma conexão mais profunda entre a marca e o público. E, como sabemos, relacionamentos duradouros são a chave para o sucesso a longo prazo.

Então, aí está: o advertorial, o segredo não tão secreto para capturar a atenção do seu público de maneira autêntica. Em um mundo saturado de anúncios, o advertorial se destaca como uma estratégia que não apenas vende produtos, mas também conta histórias, constrói conexões e, o mais importante, respeita a inteligência do consumidor moderno.

Advertorial: quais suas principais características?

Então, você já entendeu o que é um advertorial e por que ele é a estrela em ascensão no mundo do marketing digital e de conteúdo.

Veja as principais características do advertorial.
Veja as principais características do advertorial. | Foto: Banco de Imagem Eduzz.

Agora, é hora de ir mais a fundo e descobrir quais são as características que fazem do advertorial um jogador tão único e eficaz em publicidade.

  1. Camuflagem estratégica: O advertorial é meio ninja da publicidade. Ele não chega fazendo barulho, piscando luzes e gritando "Compre agora!". Não, ele se camufla no meio do conteúdo, como um espião que se mistura à multidão. Essa habilidade de se disfarçar permite que a mensagem da marca seja entregue de maneira mais suave e natural, sem parecer uma invasão de privacidade.
  2. Narrativa envolvente: Esqueça os slogans tradicionais e as mensagens de venda direta. O advertorial é tudo sobre contar histórias que realmente conectam. Ele mergulha no mundo das narrativas envolventes, criando uma experiência para o leitor em vez de apenas empurrar um produto. As melhores campanhas advertoriais são aquelas que fazem você se sentir parte de algo, algo maior do que apenas uma transação comercial.
  3. Transparência total: Num mundo onde a confiança é um bem escasso, o advertorial segue a regra de ouro da transparência. Se algo é pago, é dito. Não há espaço para segredos ou enganos. Ao ser transparente, o advertorial constrói uma base sólida de confiança com o público, mostrando que respeita a inteligência das pessoas.
  4. Contexto relevante: Uma das características mais brilhantes do advertorial é sua capacidade de se adaptar ao contexto. Ele não está preso a um formato rígido, pode aparecer em forma de artigo, vídeo, post em redes sociais, ou qualquer outra forma que se encaixe naturalmente no ambiente em que está inserido. Essa flexibilidade permite que as marcas alcancem seu público no lugar e momento certos.
  5. Valor disfarçado de anúncio: Enquanto os anúncios tradicionais muitas vezes parecem intrusivos, o advertorial é mais sutil. Ele oferece valor real antes de pedir algo em troca. Seja por meio de dicas úteis, histórias inspiradoras ou insights exclusivos, o advertorial cria um vínculo mais profundo com o público, aumentando as chances de engajamento genuíno.
  6. Call to action (CTA) estratégico: Mesmo sendo discreto, o advertorial não esquece a parte comercial. Um CTA estrategicamente colocado sussurra ao leitor: "Hey, se você gostou disso, tem mais aqui". É a arte de convidar, não forçar.

Então, agora que você conhece as principais características desse fenômeno chamado advertorial, fica a pergunta: por que não começar a explorar esse mundo de oportunidades? Ele não apenas quebra as barreiras da publicidade convencional, mas também redefine como as marcas se conectam com seu público. 

Seja autêntico, conte boas histórias e, quem sabe, seu próximo advertorial seja a próxima grande sensação do marketing digital.

Como criar advertorial?

Agora que já sabemos o que é um advertorial, por que ele é tão poderoso e suas características, é hora de mergulhar nas águas criativas e descobrir como criar essas peças de conteúdo que fazem os leitores exclamar: "Uau, isso é genial!". 

Veja como criar advertoriais.
Veja como criar advertoriais. | Foto: Banco de Imagem Eduzz.

Então, prepare-se para a jornada porque estamos prestes a desvendar os segredos de como dar vida aos seus próprios advertoriais.

Conheça sua audiência

Antes de começar, é crucial entender para quem você está fazendo o advertorial. Assim como um chef ajusta suas receitas conforme o paladar dos clientes, ajuste seu advertorial segundo os gostos e interesses da sua audiência. Quanto mais você conhecer seu público, mais precisa será sua receita para o sucesso.

Conte histórias autênticas

Nada captura a atenção como uma boa história. Então, pegue seus ingredientes autênticos, talvez um cliente satisfeito, uma jornada da marca, ou uma experiência única e comece a escrever uma narrativa que conecte com seu público. O segredo é fazer com que as pessoas se vejam na história, criando uma conexão emocional.

Seja transparente

Se o seu advertorial é pago ou patrocinado, não tente esconder isso. A honestidade é como um tempero que realça o sabor da autenticidade.

Integre-se naturalmente ao conteúdo existente

Imagine que seu advertorial é um convidado especial em uma festa. Ele não deve se destacar como um polegar dolorido, mas sim se integrar naturalmente à atmosfera. Isso significa que o conteúdo deve fluir suavemente com o resto do seu site, blog ou plataforma.

A importância do visual

A aparência conta muito. Invista em elementos visuais que atraiam a atenção, desde imagens envolventes até layouts atraentes. As pessoas são visuais, então dê a elas algo bonito para olhar enquanto absorvem sua mensagem.

Call to action (CTA) irresistível

Como toda boa receita, o final é crucial. Deixe seu leitor com um CTA irresistível. Pode ser um convite para conhecer mais sobre seu produto, participar de uma promoção exclusiva, ou simplesmente compartilhar a história. 

Um CTA bem pensado é a cereja do bolo.

Teste e aprenda

Cada audiência é única, então não tenha medo de experimentar. Faça testes A/B para ver qual abordagem conecta melhor com seu público. Analise métricas, avalie o engajamento e esteja disposto a ajustar a receita conforme necessário.

Então, agora você está pronto para se tornar o chefe dos advertorial. Misture autenticidade, adicione uma pitada de histórias irresistíveis, regue com transparência e sirva com um CTA que ninguém pode resistir. 

Lembre-se, o segredo está na criatividade, na compreensão do seu público e na capacidade de contar uma história que permanece na mente do espectador. 

Quer aplicar as estratégias de advertorial e elevar suas vendas online ao próximo nível? Não perca a chance de aprimorar suas técnicas agora! Leia mais.