Medo, você sabe lidar?

Eduzzinho

Nesse 11º episódio do Café Com Cultura, o convidado e cliente Eduzz, Erick Loureiro, junto ao nosso CEO Eugênio, debatem o sentimento do medo e como ele pode atrapalhar em diferentes situações do nosso dia a dia.

Café Com Cultura Episódio 11. | Foto: Reprodução.

Erick está há mais de 12 anos na jornada de desenvolvimento pessoal, dando treinamentos pelo mundo inteiro. Segundo Erick, quando nós olhamos para o ser humano, tendemos a acreditar que somos falhos e que o medo não deveria existir, quando na realidade devemos sim sentir medo, mas sempre sabendo a forma correta de usá-lo.  

A especialidade de Erick são as emoções primárias do ser humano e sua mente inconsciente. Como dominar medo, raiva, alegria, tristeza, amor e todas as derivações destes sentimentos.

Por que sentimos medo no ambiente de trabalho?

Pense na seguinte situação: te colocam dentro de uma cabine de avião e você precisa pousá-lo sem conhecimento algum. Qual sua primeira reação? Você ficaria com medo, correto? Mesmo que você enfrente esse medo com todo seu potencial, ainda sim o final dessa história seria trágico. Por isso que podemos visualizar a situação de medo no trabalho como um aviso de que você precisa de uma preparação, um treinamento para que assim você possa realizar a tarefa desejada, e de forma natural, seu medo se esvazie. O medo não pode ser eliminado, e sim, escutado sempre. Não podemos ignorá-lo de forma alguma.

O que diz a ciência?

O medo funciona como um alerta para nós seres humanos de que algo ruim ou uma ameaça estão para acontecer. Nosso organismo reage de forma física e característica, realizando por exemplo, a liberação de adrenalina, causando aceleração do batimento cardíaco. Mudanças na circulação sanguínea para favorecer nossos músculos também ocorrem, para que assim possamos nos defender, correr e utilizar da nossa força como um geral.  

Outro fator muito importante, é a nossa capacidade de aprender novos medos. Por exemplo: um bebê dentro de um avião, provavelmente irá passar por boas horas de sono, sem medo ou receio algum. Agora uma pessoa que observou algum acidente ou coisa do tipo, irá passar por horas completas de medo e angústia somente por lembrar do acontecido.

Um experimento que comprova isso, se trata do Experimento do Pequeno Albert realizado no ano de 1920. Nele, um bebê foi introduzido com brincadeiras e distrações, até que um rato foi colocado para conviver junto de Albert. Toda vez que o bebê tocava no animal, os psicólogos responsáveis batiam com um martelo em uma barra de aço, emitindo assim um som extremamente alto. Com o tempo, a criança foi demonstrando medo do animal e de outros animais parecidos, como coelhos e tudo que lembrasse o estímulo peludo do rato, até mesmo uma máscara de Papai Noel com algodão.

Por isso, temos que entender nossa relação com o medo é de extrema importância. Para entender muito mais, assista ao episódio completo acessando o link a seguir:

#11 Aprenda a se libertar do medo! | Café com Cultura