No episódio de número 15 do Café Com Cultura, nosso CEO Eugênio Pachelle e a especialista em neurociência Luciana Branco batem um papo sobre liberdade de escolhas e todas as reflexões que surgem a partir deste tema tão interessante.
Luciana nasceu na cidade de São Paulo, mas aos 8 anos se mudou para Florianópolis com sua família, com isso, segundo ela, foi se tornando uma pessoa em constante diálogo com a natureza e especialmente com o mar.
Aos 18 anos, retornou para São Paulo com sua família, mesmo já tendo ingressado em uma faculdade de jornalismo em Santa Catarina. Esta decisão, segundo ela, foi de certa forma tomada por impulso.
Por essa escolha e as dores sentidas no decorrer da vida, Luciana cita uma frase muito bonita do poeta Rumi, “A ferida é por onde a luz entra em você”.
Com essa frase, podemos tirar muitas conclusões, mas principalmente a ideia de que nos momentos de dor precisamos absorver algo e utilizar ao nosso favor, reconstruir nosso papel e até mesmo trabalhar com o autoconhecimento.
E, são nesses exatos momentos que a neurociência entra em ação.
A neurociência e suas ramificações
Sendo uma área responsável por estudar todo o sistema nervoso, os neurocientistas tentam decifrar os comandos dos nossos cérebros e entender como eles agem em determinadas situações. Por se tratar de um campo de estudo interdisciplinar, ela mantém contato com diferentes disciplinas como: Biologia, Matemática, Linguística, entre outras.
Dentro da neurociência, existem algumas divisões. Entre elas estão:
- Neurociência Afetiva, que estuda o comportamento dos neurônios com relação às emoções do ser humano;
- Neurociência Cultural, responsável por analisar como as crenças e valores culturais são processados pelo cérebro;
- Neurociência Celular e Molecular, a qual estuda os neurônios e o papel individual das moléculas dentro do sistema nervoso.
Além de outras áreas muito interessantes, como: a Neuroengenharia e a Neuroimagem.
A neurociência e a forma como lidamos com escolhas em nosso dia a dia são duas coisas totalmente conectadas. Por isso, você está mais do que convidado para assistir a este episódio completo e aprender muito mais sobre o assunto acessando o link a seguir:
#15: Liberdade de escolhas | Café com Cultura