Os riscos de uma má gestão e controles excessivos  

Eduzzinho

Fundador da Metanoia Propósito nos Negócios, Roberto Tranjan é inovador em modelos de gestão, é nosso convidado para o sétimo episódio do Café Com Cultura. Um verdadeiro filósofo no mundo dos negócios, Tranjan é escritor, empresário, palestrante e educador corporativo. Seu objetivo é alcançar um mercado ético e o mais humanizado possível.

 Café Com Cultura Episódio 7 | Foto: Reprodução.

Eugênio conta que em suas leituras sobre negócios, acabou esbarrando em um livro chamado Metanoia, livro escrito por Roberto Tranjan e de enorme sucesso. Metanoia significa expansão da consciência, e como apresentado no livro, se utilizando dela, são criadas metodologias que levam ao aperfeiçoamento do número e de seu negócio como um geral. 

Roberto traz ao bate-papo diversos atos de humanismo, e explica um pouco de como foi o processo de Metanoia dentro da Padaria Real, onde o termo encontrou um terreno fértil

Quando surgiu o interesse por este assunto?

Roberto era um menino do interior, sempre com a liberdade de brincar nos quintais e nas ruas. Neste ambiente, a palavra confiança sempre foi muito forte, e o choque de quando veio para a grande São Paulo trabalhar como office boy foi enorme. 

Quando passou pela experiência de ser revistado por conta de um furto na empresa pela qual trabalhava, a criança que existia dentro de Roberto foi embora e uma nova realidade tomou conta. Com isso, ele se deu conta de que uma regra que existe dentro das empresas tradicionais é a desconfiança, e seria esse o motivo de um excesso de controles com as pessoas trabalhando para manter esse controle ativo, e não para as pessoas, clientes e parceiros.

Como diminuir o controle e aumentar a confiança?

Ao aplicar algum mecanismo de controle dentro de qualquer que seja o ambiente, você acaba causando dores e desumanizando todo o processo. Por isso, se torna muito difícil encontrar um real equilíbrio entre não deixar todo o processo solto mas também não prejudicá-lo.

A justa medida para uma gestão humanizada com um controle que funciona, é fornecer um controle que é criado, produzido e pensado pelas próprias que serão afetadas por ele. O conceito de gestão humanizado é justamente esse, a participação nas decisões de coisas que podem te afetar e com isso alcançar um bom modelo de trabalho, com boas condições e relações.

Roberto nos explica diversos pilares para alcançar uma boa gestão dentro de sua empresa e todos os processos necessários.  Para acompanhar toda essa aula de humanização e gestão, acesse o link a seguir:

#7 Como o controle pode impedir o seu negócio de crescer | Café com Cultura